A motivação para o projeto tem início no recebimento, pela UFPR, de consulta do Ministério da Educação (MEC) sobre acolhimento do acervo documental da Faculdade de Administração, Ciências e Letras (FACEL) e da Faculdade Nacional de Curitiba (FANAC), anteriormente denominada Faculdades SPEI. Conforme ofício de 3 de novembro de 2021 (SEI nº 2957211), as instituições foram descredenciadas nos termos do Despacho nº 88/2019 e Despacho nº 5/2020.

Em linhas gerais, o pedido destaca necessidade de destinação dos acervos das referidas faculdades visando garantir, em especial, o direito de alunos à obtenção de documentos que comprovem estarem aptos a terem seus diplomas emitidos. Após trâmites internos e entre a UFPR e o MEC, conforme consta no Processo SEI nº 23075.063930/2021-39, o Departamento de Ciência e Gestão da Informação (DECIGI), após tomar ciência do histórico do processo, manifestou interesse em colaborar com o assunto, dada sua expertise na área de Ciência da Informação e na subárea de Documentação, bem como nas demais áreas que tangenciam o tema do tratamento e da custódia documental, como a Tecnologia de Informação e a Administração, estas que fazem parte do tripé que sustenta a interdisciplinaridade do DECIGI. Em ofício datado de 26 de setembro de 2022 (SEI nº 4930312), após análise do processo, o DECIGI apresentou elementos preliminares de um plano de trabalho para o tratamento documental do acervo das faculdades FACEL e FANAC, o que foi levado pelo magnífico Reitor da UFPR, Professor Doutor Ricardo Marcelo Fonseca, ao conhecimento da Excelentíssima Senhora Dra. Anne Karina Stipp Amador Costa, Juíza Federal Coordenadora da CEJUSCON, e do Excelentíssimo Senhor Dr. Erivaldo Ribeiro dos Santos, Juiz Federal Coordenador do Centro Local de Inteligência do Paraná. Diante do exposto, em audiência realizada em 27 de setembro de 2022, o MEC concordou em celebrar o TED em favor da UFPR, visando o acolhimento e tratamento documental dos acervos da FACEL e FANAC.

Na perspectiva da execução do projeto, o DECIGI, por sua vez, tem a expertise necessária para execução do projeto. Criado em 1999 em substituição do Departamento de Biblioteconomia da UFPR, tem como missão desempenhar com eficácia seu papel na organização administrativa, didático-científica e de pessoal junto ao ensino, à extensão e à pesquisa em Ciência e Gestão da Informação, para a formação e capacitação de profissionais que se destaquem no mercado de trabalho e contribuam para o desenvolvimento científico, social e econômico do País. Sua visão é ser reconhecido nacionalmente e internacionalmente pela excelência acadêmica na atuação em Ciência e Gestão da Informação, o que pode ser observado na excelência acadêmica do seu corpo docente, formado por um livre-docente, 17 doutores e uma mestra, dentre os quais seis com pós-doutorado em instituições nacionais e internacionais altamente reconhecidas.

O Departamento atua na graduação em Gestão da Informação, na pós-graduação lato e stricto sensu, sendo o Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação reconhecido como nota 4 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Metodologia:

A execução do projeto envolve o tratamento e salvaguarda documental em três frentes: preparo, tratamento documental e fechamento, cada qual com fases e atividades específicas que visam, em linhas gerais, os fundos arquivísticos da FACEL e FANAC.

Em paralelo há as ações de extensão do projeto, que visam tanto a capacitação dos envolvidos, como da comunidade externa e a publicidade sobre os resultados do projeto. Neste sentido, serão realizados audiências públicas, curso, seminário e evento de extensão.

Na frente de comunicação, há a apresentação, para comunidade, de documentação que compartilhe o conhecimento gerado, seja através de relatórios e manual, seja por meio de publicações em anais de eventos científicos ou periódicos. Em contrapartida, serão realizadas ações de divulgação científica, visando abordar o tema da documentação numa perspectiva pós custodial junto a um público amplo.

Coordenador do Projeto: Prof. Dr. Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco

Situação: Em execução